Acontece > Notícias


Campina da Lagoa – PR iniciará turmas do Cooperjovem

11 de Junho de 2018
Instituto Sicoob

Desenvolvido pelo Instituto Sicoob em parceria com o Sescoop/PR, o Programa Cooperjovem chegou a mais uma localidade da área de atuação da cooperativa Sicoob Metropolitano neste ano. Agora, além dos municípios paranaenses de Pitanga, Ubiratã, Campo Mourão, Peabiru e Santo Inácio, alunos de Campina da Lagoa também estão participando das atividades. Ao todo, são 47 escolas municipais, 324 professores e cerca de 4.330 alunos envolvidos no programa por meio da cooperativa.

Para o assessor institucional do Sicoob Metropolitano e Pessoa de Apoio Estratégico do Instituto Sicoob, Adilso Augustinho Carniel, o suporte das Secretarias de Educação tem feito a diferença para a realização do programa. “As secretarias formam o elo entre a cooperativa e as escolas participantes. Além de viabilizarem a participação dos professores, são verdadeiras agentes no apoio e incentivo do programa”, diz.

A fim de estimular os professores a desenvolverem em sala de aula o Projeto Educacional Cooperativo (PEC), que tem como objetivo identificar uma problemática e encontrar soluções cooperativas com o envolvimento da comunidade, o Cooperjovem tem como objetivo disseminar o cooperativismo entre os jovens nas escolas, com a inserção de uma proposta educacional baseada nos valores e princípios que embasam a doutrina do cooperativismo.

O Instituto Sicoob desenvolve este programa desde 2012 e já beneficiou mais de 65 mil alunos desde o seu início, tendo como público alvo professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.  Capacita os professores para que de forma interdisciplinar e transdisciplinar consigam aprimorar a prática educativa junto com seus alunos e comunidades escolares, se apropriando da cultura da cooperação como uma ferramenta propulsora de mudança e transformação social.



VOLTAR