Acontece > Notícias

10 de Abril de 2018
Instituto Sicoob
/ Sicoob Integrado e Comunicação Sicoob Central Unicoob

O mês de março foi marcado pela reunião dos cooperados da Cooperativa Mirim COOAL de São João – PR para a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO). Na ocasião, foram realizadas a prestação de contas referente ao exercício de 2017 para os alunos associados e a eleição dos membros efetivos e suplentes da nova chapa dos Conselhos de Administração e Fiscal.

A COOAL é a primeira cooperativa mirim fundada no município por uma iniciativa do Instituto Sicoob com apoio da Cooperativa Sicoob Integrado. Desde 2016, os alunos da Escola Alfa Ludi com idades entre 8 e 12 anos desenvolvem atividades de produção e venda de produtos alimentícios e peças de artesanato.

Dirigido e coordenado pelos próprios alunos da instituição, o programa tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica disseminando os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade, na produção de bens ou prestação de serviços, obtendo, por fim, responsabilidades sociais, morais e econômicas dentro e fora do ambiente escolar, com distribuição dos resultados proporcionais entre os membros participantes.

Para o diretor de negócios do Sicoob Integrado, Marcinei Coterli, o trabalho desenvolvido nas escolas reforça o compromisso da cooperativa com a comunidade. “A semente que pretendemos deixar é fazer com que as crianças comecem a pensar em uma causa comum e percebam que trabalhando juntos, ajudando uns aos outros, é possível ir mais longe”, complementa.