Acontece > Notícias


Cooperativas Mirins começam a prestar contas em assembleias

19 de Dezembro de 2018
Instituto Sicoob

A Cooperativa Mirim de Assis Chateaubriand (Coopermac), da Escola Municipal Odila de Souza Teixeira e que tem o Sicoob Médio Oeste como cooperativa madrinha, foi a primeira a realizar a Assembleia Geral Ordinária (AGO), no dia 27/11, dando início ao período de prestação de contas das Cooperativas Mirins que são desenvolvidas pelo Instituto Sicoob. Após a Coopermac, a Cooperativa Escolar Mirim Osvaldo Cruz (Cooemoc), Cooperativa Escolar Mirim Miguel Dewes (Cooemide) e Cooperativa Mirim Duque de Caxias (Cooperduque), todas da cidade de Toledo (PR) e amadrinhadas pelo Sicoob Meridional, também realizaram AGOs para prestarem conta aos associados nos dias 30/11, 03/12 e 06/12, respectivamente.

Contando com a presença de associados aptos a votarem, professores, pais, comunidade e autoridades, além de colaboradores do Sicoob responsáveis pelo gerenciamento do programa Cooperativas Mirins, as Assembleias Gerais Ordinárias foram realizadas com o objetivo de apresentar e aprovar as despesas e prestar contas das cooperativas.

Para a analista de Administrativo Financeiro do Sicoob Médio Oeste e Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Instituto Sicoob, Janete Bilk, a AGO é uma etapa fundamental para o bom andamento da Cooperativa Mirim. “A Assembleia é importante, pois nela apresentamos todas as atividades realizadas durante o ano, as ações e também o balanço financeiro, momento no qual os cooperados aprovam, por meio de votação, o que farão com as sobras da cooperativa.”

Atualmente o Instituto Sicoob conta com 23 Cooperativas Mirins constituídas em 21 Instituições de Ensino e com um total de 752 estudantes associados. A expectativa é que até março do ano que vem todas as cooperativas mirins realizem a AGO.

Conquista

No mesmo dia em que foi realizada a AGO, a Cooemide, localizada no distrito de Dez de Maio, em Toledo, inaugurou uma sede própria, conquistada juntamente com a mobilização de cooperados mirins, pais, professores, prefeitura e comunidade em geral. Para a presidente da Cooemide, a estudante Gabriela Santos Andrade, a inauguração da sede própria contextualiza o crescimento. “A cooperativa muda a vida da gente. Estamos muito felizes com as atividades que foram feitas neste ano. Com o apoio dos professores e dos nossos pais estamos evoluindo cada vez mais.”

Cooperativas Mirins

Cooperativa Mirim é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Sicoob em parceria com as cooperativas Sicoob locais. Se trata de uma associação de alunos que, sob a orientação de um professor orientador, se unem voluntariamente visando satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo. As cooperativas são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos e tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que dissemina os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade e obtendo responsabilidades sociais, morais e econômicas. Os alunos-cooperados desenvolvem produtos e serviços que são comercializados na comunidade em que estão inseridos e, posteriormente, utilizam os resultados financeiros para realizarem ações coletivas com a participação de todos os membros da cooperativa.



VOLTAR