Acontece > Notícias


Instituto Sicoob intensifica capacitação de voluntários

01 de Novembro de 2018
Instituto Sicoob

Desde que foi criado, em 2004, o Instituto Sicoob tem como objetivo difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Contudo, para que a instituição consiga cumprir o propósito de gerar valor compartilhado e colocar as ações e projetos em prática a fim de impactar a vida das pessoas, é necessário o esforço de voluntários que doam o tempo, energia, dedicação e talento para o desenvolvimento dos programas.

O Diretor Executivo do Sicoob Credicapital, Valdir Pacini, ressaltou durante o Fórum de Mercado, que acontece de forma itinerante por todo o Sistema Sicoob, que são os voluntários que fazem a diferença na comunidade e, consequentemente, tornam a marca Sicoob mais forte. “O conjunto de ações voluntárias fazem com que a cooperativa e o nosso diferencial se tornem mais conhecidos pela comunidade, além de ser uma excelente ferramenta para atrair novos negócios, embora esse não seja o nosso objetivo principal”, relata Pacini.

Por entender a importância e saber da necessidade de despertar, cada vez mais, o lado do voluntariado nos colaboradores de todo o Sistema Sicoob, foi desenvolvido o programa “Voluntário Transformador”, responsável por gerir, de maneira profissional, tudo o que diz respeito ao voluntariado na organização e dar apoio ao executores, desde a capacitação até a coordenação das ações realizadas.

Portanto, os colaboradores que desejam ser voluntários precisam cumprir algumas etapas, entre elas, acessar a plataforma do Sicoob Universidade e participar do curso online de voluntariado. “A ideia é que o Voluntário Transformador tenha formação básica sobre os diretos e deveres. Por isso, disponibilizamos um curso simples e muito rápido de efetuar – cerca de dez minutos – que aborda assuntos relacionados ao voluntário corporativo, responsabilidades e fases do programa”, explica a supervisora do Instituto Sicoob, Júlia Fagan.

O Instituto Sicoob entende que o voluntário é transformador, quando colabora para o desenvolvimento da comunidade e altera realidades. Por isso, a instituição convida todos os colaboradores e diretores do Sistema Sicoob a participarem ativamente como voluntários, contribuindo com os programas e projetos da organização, desenvolvimento pessoal e, consequentemente, com a construção de um mundo melhor. “É de suma importância inspirar e motivar nossos colaboradores a se tornarem voluntários para que sejam autores de transformação nas comunidades em que estão inseridos. A ideia de contribuir efetivamente em diversas ações voltadas às carências sociais irá permitir, para cada um deles, vivenciar os valores e princípios do cooperativismo”, destaca Marino Delgado, diretor-presidente e primeiro voluntário cadastrado do Sicoob Unicoob após o lançamento do Programa Voluntário Transformador.

Voluntário Transformador

O Programa Voluntário Transformador foi desenvolvido com o intuito de fazer a gestão do voluntariado no Instituto Sicoob. As ações são coordenadas em um ciclo formado pelas seguintes etapas: sensibilização, formação, adesão, engajamento e reconhecimento.



VOLTAR