Acontece > Notícias


Instituto Sicoob marca presença no Encontro de Responsabilidade Social e Sustentabilidade

16 de Novembro de 2018
Instituto Sicoob

A 2ª edição do “Encontro de Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, realizada nesta terça-feira (13), no Hotel Deville, em Maringá (PR), contou com aproximadamente 120 pessoas que representavam 13 cooperativas paranaenses de quatro ramos do cooperativismo.

Durante o evento temas como “Gerar Valor Compartilhado”, “Agenda 2030”, e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em prática” foram abordados. Além disso, também foi realizado um painel com cases sobre responsabilidade social e sustentabilidade, que contou com a participação de representantes da Cocamar, Instituto Sicoob e Unimed Curitiba, e apresentações culturais do Coral Sicoob Meridional.

O Encontro teve como objetivo promover a discussão, disseminação e a apresentação de boas práticas, mostrando que o sistema cooperativista pode ser um modelo de negócio sustentável, estimulando a integração e troca de experiências entre as instituições, integrando a Agenda 2030 na realização dos programas em meio às comunidades.

O evento

Abrindo o momento de palestras, o especialista em gestão e políticas de desenvolvimento, Carlos Alberto dos Santos falou sobre como “Gerar Valor Compartilhado”, abordando os ODS e Sustentabilidade. “Precisamos pensar de uma maneira global, mas agir de maneira local, o que chamamos de ‘glocalização’. É necessário unir o centro de valor para o negócio, empresas e comunidade. Isso é a pedra-base do valor compartilhado e, de certa forma, o que as cooperativas fazem. Podemos resumir o valor compartilhado como um modelo de negócio que tem de ser bom para a empresa e comunidade, caso contrário, não é um modelo sustentável.”

Logo após a primeira palestra foi realizado um painel com cases de responsabilidade social e sustentabilidade realizados por cooperativas. Katia Cristina Costa Lessa representou a Unimed Curitiba e apresentou o case social: “Voluntariado e Cooperativismo: um convite à participação social”; representando a Cocamar, Ariscia Contiero apresentou o case ambiental: “Projeto Cultivar”; e de case econômico, Emanuelle Moraes, do Instituto Sicoob, mostrou os projetos de Cidadania Financeira realizados pela instituição.

“O cooperativismo contribui para mudanças das pessoas em relação à própria essência. Os princípios cooperativistas, desenvolvidos e aplicados de maneira correta, podem fazer toda a diferença para se ter um mundo mais justo, com mais oportunidades e melhores escolhas”, revelou Katia.

Para Emanuelle, o cooperativismo contribui naturalmente para o desenvolvimento. “Desde que nasce, uma cooperativa já busca um mundo melhor, porque já tem na raiz a missão de desenvolvimento local e gerar equilíbrio entre a dimensão social e econômica.”

Ariscia vai na mesma linha de pensamento e ressalta a importância da união de pessoas em torno de um mesmo objetivo. “O cooperativismo está enraizado em atitudes simples do nosso dia a dia, como a preocupação com o meio ambiente, educação financeira e pessoas. O cooperativismo tem esse diferencial de se preocupar com tudo isso de forma conjunta”, completa.

Cooperativismo, Agenda 2030 e ODS

A parte da tarde começou com a palestra de Gabriel Vettorazzo, integrante da equipe da Unidade de Desenvolvimento Humano no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e gestor do projeto Oeste 2030: Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, que busca localizar os ODS na região Oeste do Paraná, que falou sobre a Agenda 2030, os ODS e a relação disso com o cooperativismo. “A Agenda 2030 é um processo de cooperação que busca trazer sinergia e parceria para executar o desenvolvimento sustentável e que tem objetivos muito parecidos com os princípios cooperativistas. Não tem como pensar nisso de forma desvinculada. O cooperativismo, mesmo que inconscientemente, está dentro da Agenda, enquanto a Agenda está, ao mesmo tempo, dentro do cooperativismo.”

Para o superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim, os ODS e as cooperativas estão entrelaçadas quanto ao objetivo final. “Quando eu olho o modelo cooperativista, sempre voltado para as comunidades, identifico que é um agente importantíssimo dentro da Agenda 2030, porque pensa em pessoas e no desenvolvimento das comunidades, exatamente o que os 17 ODS buscam.”

Ainda falando sobre o tema, a integrante do Núcleo ODS/RS, Julia Caon, encerrou o ciclo de palestras falando sobre os ODS em prática, mostrando como os Objetivos e metas podem ser colocados no dia a dia. “Falando sobre atitudes simples que movem o mundo, podemos dizer que os indivíduos dão energia para o sistema continuar vivo. Tenho muita convicção de que são os indivíduos que promovem a mudança nas rotinas diárias. São 17 os ODS. É impossível que alguém não se identifique com, pelo menos, um deles”, revela Julia.

De acordo com Leonardo Boesche, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), o evento teve o objetivo de mostrar, de maneira detalhada, questões relacionadas à Agenda 2030. “Vivemos um momento de profunda transformação e as cooperativas precisam acompanhar isso. Quando falamos com as cooperativas sobre a Agenda e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, percebemos uma preocupação quanto a isso, mas, na verdade, o sistema cooperativista já traz na essência a questão do desenvolvimento sustentável. É preciso apenas entender isso de maneira mais completa e aplicar nas práticas cooperativistas”, conclui.

Durante o evento ainda foi realizada apresentação do Coral Sicoob Meridional, que emocionou e levantou o astral de todos os presentes. Além disso, jovens atendidos pelo Projeto Cultivar entregaram mudas para todos os participantes e a cooperativa mirim “O mundo em nossas mãos” fez exposição de materiais produzidos.

O 2º Encontro de Responsabilidade Social e Sustentabilidade é uma realização do Sescoop/PR que contou com a organização do Instituto Sicoob.

 


Fotos














































































































Vídeos


VOLTAR