Acontece > Notícias


Instituto Sicoob realiza 4º Fórum das Cooperativas Mirins

16 de Setembro de 2019
Instituto Sicoob

Durante dois dias, mais de 200 pessoas, entre alunos e educadores que fazem parte das Cooperativas Mirins do Instituto Sicoob na Central Unicoob, participaram de atividades lúdicas em grupo que desenvolviam competências importantes para o dia a dia das crianças e adolescentes que fazem parte das cooperativas mirins.

Com o tema “Construir é uma aventura”, esta edição teve como objetivo trabalhar o futuro dos pequenos, colaborando para que desenvolvam a liderança e sejam protagonistas de sua própria história: livres, autônomos e capazes de escrever as narrativas de suas vidas.

Claudinei Aparecido de Lima, professor responsável da COOPERIM, Cooperativa da Escola Roberto Brzezinski, em Campina da Lagoa – PR, participou do evento pela 3ª vez e comentou que o Fórum das Cooperativas Mirins agrega tanto para as crianças quanto para os adultos, que saem fortalecidos e animados para continuarem o trabalho nas cooperativas mirins. 

“O Fórum é importante para que os alunos troquem experiências com colegas de outras escolas que participam de atividades similares, além de ser um momento para que eles se reabasteçam e voltem às atividades com novo fôlego, ânimo e vigor”, explica o professor Claudinei.

No primeiro dia do evento, os estudantes foram recepcionados e depois participaram de uma conversa sobre sustentabilidade, consumo consciente e assistiram trechos do documentário “Lixo Extraordinário”, do diretor Vik Muniz. 

As atividades do segundo dia foram divididas em duas etapas: durante a manhã, os alunos e educadores foram divididos em 6 grupos que passaram por diversas atividades com o objetivo de incentivar a cooperação, criatividade e trabalho em grupo. Pela tarde, chegou o momento de criar a grande obra: 6 jovens líderes foram apresentados aos pequenos cooperados e cada grupo desenvolveu uma obra com materiais recicláveis referentes a seu jovem líder.

Arthur Rafael Zimmermann tem 11 anos e é o Segundo Diretor de Produção da COOEMOC, Cooperativa Escolar Mirim Osvaldo Cruz. Neste ano, participou pela primeira vez do Fórum das Cooperativas Mirins e garantiu que pretende voltar nas próximas edições. “Aprendi várias dinâmicas, atividades e a importância de ajudar o outro”, comenta o estudante.

Para a gerente operacional da Unidade de Desenvolvimento Cooperativo da Central Unicoob, Júlia Fagan, o evento traz todos os anos o desafio de potencializar o desenvolvimento dessas crianças e jovens associados. “O Fórum é o momento em que reunimos as nossas cooperativas mirins para somarem juntos, compartilharem experiências e multiplicarem conquistas”, conclui.

Cooperativa Mirim - O Programa Cooperativa Mirim foi desenvolvido pelo Instituto Sicoob com a finalidade de fomentar a formação de cooperativas nas escolas e instituições que atendam crianças e adolescentes. A iniciativa visa criar uma associação de alunos que, sob a orientação de um professor orientador, se unem voluntariamente com o objetivo de satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo.



VOLTAR