Acontece > Notícias


Jovens debaterem sobre cooperativismo e empreendedorismo em evento

06 de Setembro de 2018
Instituto Sicoob

Durante os dias 29 e 30 de agosto, aconteceu em Campo Mourão – PR, a terceira edição do Fórum das Cooperativas Mirins, evento que reuniu cerca de 200 pessoas, entre estudantes e educadores, representando as 32 cooperativas mirins em funcionamento nos estados do Pará, Paraná e Minas Gerais.

Com a finalidade de oportunizar canais de comunicação e trocas de experiências entre os participantes, a iniciativa do Instituto Sicoob em parceria com o Sicoob e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), promove a intercooperação e aborda, junto aos associados mirins, conteúdos voltados aos princípios e valores do cooperativismo e as competências do empreendedorismo.

Durante o evento, foram realizados jogos cooperativos onde os participantes, separados em sete times mistos, cumpriram com alguns desafios que permeiam os movimentos do cooperativismo e empreendedorismo, como liderança, ação em conjunta, desenvolvimento ambíguo e mais.

“Nós acreditamos que é preciso construir uma sociedade que tenha valores e princípios voltados para o viés do cooperativismo. É de suma importância que esses jovens possam fazer parte desse movimento e passem a contribuir para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades”, explica a Gerente do Instituto Sicoob, Emanuelle Moraes.

Cooperativas Mirins - Desenvolvido pelo Instituto Sicoob, o Programa Cooperativa Mirim fomenta a formação de cooperativas nas escolas e instituições que atendam crianças e adolescentes. Essas cooperativas fundadas são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos e  tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica disseminando os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos  interesses com a comunidade, na produção de bens ou prestação de serviços e obtendo, por fim, responsabilidades sociais, morais e econômicas dentro e fora do ambiente escolar, com resultados proporcionais entre os membros participantes.



VOLTAR