Acontece > Notícias


Na Tela do Cinema: conheça um dos projetos contemplados pelo Edital 2018 do Instituto Sicoob

19 de Julho de 2019
Instituto Sicoob

O projeto consiste na realização de sessões gratuitas de cinema nacional em praça pública de municípios e distritos localizados no interior de Minas Gerais, com menor índice de IDH do Estado

Na Tela do Cinema foi uma das iniciativas contempladas pelo Edital Cooperação para o Desenvolvimento 001/2018 do Instituto Sicoob. A primeira edição aconteceu em 2004 e já atendeu mais de 300 mil pessoas. Por meio do cinema ao ar livre e diálogo sobre identidade local, espera-se promover a inclusão social, tendo em vista que o projeto facilita o acesso amplo e democrático à cultura.

Além da exibição de filmes nacionais, o Na Tela do Cinema também produz conteúdo dentro da comunidade que recebe o projeto e, posteriormente, esse material é oferecido às emissoras de TVs educativas e universitárias, bibliotecas e prefeituras. Crianças e adolescentes também têm aulas de fotografia e participam do processo de construção do documentário local, que aborda aspectos sociais, locais e culturais de cada município.

O projeto foi selecionado pelo Edital Cooperação para o Desenvolvimento de 2018 do Instituto Sicoob, que utiliza recursos do Bancoob amparado pela lei de incentivo à cultura, e até o final de 2019, realizará sessões de cinema nacional em 20 municípios no interior do Estado de Minas Gerais com baixos índices de qualidade de vida, garantindo assim, o acesso da população a eventos culturais nessas localidades.

Por meio de apresentações culturais locais, o projeto promove o desenvolvimento sustentável das comunidades que recebem a tela do cinema e participam de outras atividades lúdicas voltadas para os moradores. O apoio do Sicoob com projetos como a proposta do Na Tela do Cinema demonstra que nossas cooperativas estão implementando, na prática, o 7º princípio do cooperativismo que é o “interesse pela comunidade”.

Edital Cooperação para o Desenvolvimento 2019
O Instituto Sicoob, em parceria com o Bancoob, abre o edital cujo objetivo é patrocinar projetos em fase de captação de recursos relativos aos mecanismos de incentivos fiscais, da Lei de Incentivo à Cultura e da Lei de Incentivo ao Esporte.

“Os proponentes devem entrar em contato com uma das Cooperativas Sicoob para ter acesso ao Edital, assim como para submeter seus projetos. Depois disso, as cooperativas serão responsáveis por encaminhar os projetos para o Instituto Sicoob”, explica Daiane Landim, responsável pelo programa no Instituto Sicoob.

Não há limite de quantidade de propostas a serem apresentadas por proponente e por cooperativas, desde que cada projeto seja submetido separadamente e respeite os critérios estabelecidos no edital. Serão aceitas inscrições de projetos que possam ser executados no período compreendido entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021.


 



VOLTAR