Acontece > Notícias


Sicoob Vale do Iguaçu constitui Cooperativa Mirim em Francisco Beltrão

18 de Julho de 2019
Instituto Sicoob

Além da fundação, assembleia também definiu Estatuto Social, eleição dos conselhos, nome e logo da cooperativa; cerca de 70 pessoas participaram do evento

O Sicoob Vale do Iguaçu constituiu, na última terça-feira (9), a Cooperativa Mirim Aprender e Ensinar do Recanto Feliz (Cooaref). A assembleia de constituição foi realizada nas dependências da Escola Municipal de mesmo nome da cooperativa, no bairro Pinheirinho, em Francisco Beltrão (PR), e contou com aproximadamente 70 pessoas.

Além da fundação, a assembleia também definiu o Estatuto Social, a eleição dos conselhos fiscal e administrativo, nome e logo da Cooaref, tudo por meio de votação dos próprios sócios mirins que integram a organização.

Várias autoridades e representantes participaram da solenidade, entre os quais se destacam: a professora Maria de Fátima, diretora da escola; Mariah Ivonete Silva e Juliane Andrade, respectivamente secretária de educação e responsável pelo projeto de escolas integrais em Francisco Beltrão; Luís José Bonaldo, Vice-Presidente do Sicoob Vale do Iguaçu, cooperativa madrinha da Cooaref; Maria Neli Montagna, delegada da singular; e Júlia Fagan e Fernanda Pedrone, representantes do Instituto Sicoob na Central Unicoob.

Para a assistente de Comunicação do Sicoob Vale do Iguaçu e Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Instituto Sicoob, Silvana Terezinha Gonzatti, responsável por auxiliar as crianças na implantação da Cooperativa Mirim, a assembleia de constituição mostrou um pouco do que o Programa busca. “Foi algo lindo de se ver. As crianças foram protagonistas nessa noite, mostrando, na prática, o objetivo das Cooperativas Mirins, que é tornar as crianças protagonistas da própria história, futuros líderes e responsáveis pelas decisões. Hoje elas deixaram a vergonha de lado e emocionaram a muitos.” 

Fernanda Pedrone, analista de Projetos da área Comunidade da Unidade de Desenvolvimento Cooperativo (UDC), responsável por coordenar o programa Cooperativa Mirim do Instituto Sicoob na Central Unicoob, destaca que a iniciativa tem o objetivo de promover a cidadania por intermédio do desenvolvimento de valores e de práticas participativas e cooperativas para crianças e jovens. “O programa proporciona para os alunos um espaço para desenvolver competências, cultura empreendedora, senso de coletividade, hábitos e atitudes alinhados aos princípios do cooperativismo.”

Composta por 22 crianças de 8 e 9 anos, a Cooperativa Mirim Cooaref conta com alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Recanto Feliz. Esta é a 25ª Cooperativa Mirim do Instituto Sicoob e a 24ª da Central Unicoob.

Programa Cooperativa Mirim
Cooperativa Mirim é uma associação de alunos que, sob a direção de um professor orientador, unem-se voluntariamente visando satisfazer anseios e necessidades sociais e culturais comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo. São eles, os pequenos cooperados, que dirigem e gerenciam as atividades da cooperativa, o que, consequentemente, ajuda no desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que dissemina os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade e obtendo responsabilidades sociais, morais e econômicas. 



VOLTAR