Cidadania Financeira


Quando falamos em problemas de aspecto financeiro, o assunto perturba o bem-estar do indivíduo e acaba interferindo em todas as áreas de sua vida. Em tempos de crise, o assunto ganha maiores proporções e merece atenção.

Entender o valor do dinheiro é um desafio e este aprendizado deve começar desde cedo na educação das crianças. Equilibrar os gastos entre as necessidades básicas, os objetivos e os sonhos é um ajuste que implica em mudanças de comportamento, hábitos e costumes. A Educação Financeira favorece um planejamento direcionado para ajudar a organizar as contas de uma pessoa, de uma família ou de uma atividade produtiva.

Na vanguarda desta necessidade, o Instituto Sicoob tem como um de seus pilares a Educação Financeira. Sensibiliza e empodera os próprios colaboradores pelo Programa Voluntário Transformador, para difundir este conhecimento nas comunidades onde as cooperativas atuam. Os voluntários do Instituto Sicoob são capacitados a orientar e repassar conceitos para contribuir no planejamento financeiro, disseminar conceitos e práticas saudáveis em relação ao dinheiro, bem como fortalecer ações para a autodisciplina e o controle do orçamento.

Uma sociedade bem-sucedida contribui para negócios bem-sucedidos e é este ciclo que o Instituto Sicoob quer impulsionar.

Clínicas Financeiras

O Programa Clínicas Financeiras nasceu com o intuito de oferecer gratuitamente para população atendimentos individuais de finanças pessoais por voluntários capacitados pelo Instituto Sicoob em educação financeira.

Deste modo, o Instituto Sicoob busca juntar pelo diálogo e numa situação de “olho no olho” educadores financeiros voluntários e aqueles que buscam transformar sua relação com o dinheiro.

O programa Clínicas Financeiras acontece em eventos abertos e gratuitos e conta com educadores financeiros voluntários, qualificados e experientes que prestam atendimentos individualizados para a população tirar dúvidas sobre organização do orçamento, como lidar com as dívidas e evitá-las, investimento e outros assuntos ligados à educação financeira.

Estas ações têm como diretrizes a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira). O sucesso das duas primeiras edições em 2017 e 2018 levou o Instituto Sicoob a incentivar a disseminação desta iniciativa junto as cooperativas parceiras do Sicoob.

Educação Financeira

Por meio de palestras de Educação Financeira ministradas por voluntários em associações comunitárias, universidades, escolas públicas e privadas, entre outros, o Instituto Sicoob busca contribuir para o despertar da importância da inclusão financeira dos cidadãos, e para criação de um novo modelo mental e uma nova postura perante os aspectos comportamentais, que resulte em atitudes adequadas de planejamento, empoderamento e consumo sustentável.

Se Liga Finanças

Composto de seis módulos e desenvolvido sob uma metodologia recomendada pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), o programa Se liga Finanças é destinado a jovens entre 15 a 29 anos de idade sendo realizado por meio de workshops, privilegiando o aspecto prático e a interatividade entre os participantes. Com uma por uma estrutura que leva em conta os princípios primordiais de Educação Financeira, questões direcionadas a psicologia econômica e o relacionamento com as gerações Y e Z, o Se Liga Finanças espera alcançar o entendimento pelo jovem das consequências que as suas escolhas financeiras podem acarretar no horizonte de curto, médio e longo prazo.